Descarte de material perfurocortante

chamada

Os materiais perfurocortantes, segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), são classificados como Grupo E, compreendendo qualquer dispositivo ou objetos com cantos, bordas, pontos ou protuberâncias rígidas e agudas capazes de cortar ou perfurar.

O perfurocortante é classificado como um material de risco biológico e pode representar um grande problema de saúde pública. Ao penetrar a pele é possível que estes materiais espalhem agentes patogênicos contidos no sangue, sendo diretamente responsáveis pela transmissão de doenças como hepatite B (HBV), hepatite C (HCV) e HIV.

Muitos profissionais da saúde podem se expor ao risco de contaminação ao manusear resíduos perfurocortantes, que também apresentam risco à saúde da população e ao meio ambiente. Por isso, os materiais devem ser cuidadosamente manipulados e descartados de maneira adequada. O objetivo principal na gestão de resíduos perfurocortantes é manter a segurança em todas as etapas até que o material seja eliminado.

 

Descarte de materiais perfurocortantes

De acordo com as orientações da ANVISA, os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes rígidos, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, com tampa e devidamente identificados., acrescido da inscrição “Perfurocortante” e os riscos adicionais quando houver, como químico ou radiológico.

 

Montagem da Caixa Coletora de Perfurocortante

 

Caixa Coletora de Perfurocortante

As caixas coletoras de perfurocortantes devem ser fabricadas de acordo com as normas da ABNT NBR 13853, fornecendo proteção contra perfurações, vazamentos e garantindo segurança aos usuários.

Ela é composta por muitos elementos e sua montagem correta garante a eficiência do descarte e confiabilidade do recipiente.

Características

  • Caixa externa e bandeja em papelão ondulado;
  • Cinta interna e fundo em papel rígido;
  • Saco plástico impermeável;
  • Alça dupla e lacre de segurança para garantir fechamento e transporte seguro da caixa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *